terça-feira, 4 de maio de 2010

Uma pequena reflexão sobre o 1º de Maio

Refletindo...
Hoje celebramos e comemoramos o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, nossa comunidade tem o privilégio de reunir-se aqui no Campo do Operário para louvar, agradecer, oferecer e pedir a Deus - primeiro trabalhador que criou: o céu, a terra e o mar. Pela vida de todas as pessoas trabalhadoras que estão empregadas e ou desempregadas que contam com a proteção de São José Operário.
Este dia que já foi sinônimo de reivindicações por melhores condições de vida e de trabalho para a classe trabalhadora, atualmente tem sido apenas dia para promoção de festas realizadas pelas entidades de defesa dos direitos da classe trabalhadora e por políticos, enquanto isso o salário mínimo que foi instituído no dia 1º de maio de 1940 para suprir as necessidades básicas da família (moradia, saúde, educação, lazer, vestuário e alimentação), supri cada vez menos essas necessidades. Vários direitos conquistados por trabalhadores e trabalhadoras estão sendo retirados, perdidos.
Que a nossa participação no banquete da Palavra e da Eucaristia crie em nós o compromisso cristão e solidário de fazer acontecer a profecia de Isaías para a classe trabalhadora: “construirão casas e nelas habitarão, plantarão vinhas e comerão seus frutos..., poderão gastar o que suas mãos fabricarem. Ninguém trabalhará inutilmente.” (Is 65, 21.22b-23a).
Aos trabalhadores e às trabalhadoras que geralmente tem dupla ou tripla jornada de trabalho, nossos parabéns! Façam deste 1º de maio um dia de reflexão confrontando o projeto de Deus para a classe trabalhadora que nos revela o Profeta Isaías versus o projeto implantado pelos donos dos meios de produção (patrões/patroas).
Somos cidadãos e cidadãs do infinito. Construamos com a nossa luta pelos diretos humanos, trabalhistas e sociais nossa cidadania aqui na terra.



Waldeci Campos de Souza
Setor Social da Diocese de Leopoldina

Um comentário:

  1. Viva ...despertou o blog adormecido ! Brincadeirinha...Mas, é sempre bom ter mais um blog no ar. Tem o link em nossos blogs . Vejam lá...


    http://sandrocarrizo.blogspot.com/
    http://procultura-muriae.blogspot.com/

    Um abração!

    Sandro Carrizo

    ResponderExcluir