Por Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira
Neste ano em que se comemora o centenário de Dom Helder Câmara, fundador da Cáritas Brasileira, a semana de solidariedade resgata um de seus pensamentos proféticos: “Se dou comida a um pobre, me chamam de santo, mas se pergunto por que ele é pobre, me chama de comunista”.
A realidade de fome e exclusão em que vivem 14 milhões de brasileiros e brasileiras indica a importância de debater a segurança alimentar e nutricional, de forma que todos e todas devemos refletir sobre a solidariedade- esta força transformadora que nos trona humanos – e a importância de praticá-la cotidianamente.
A Semana de Solidariedade, que acontece de 5 a 12 de novembro, impele-nos a pensar e a agir para a construção de um Brasil mais justo, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e solidário que queremos. Ao final desta semana, no dia 12 de novembro, a Cáritas Brasileira completa 53 anos sempre acreditando que por meio de atitudes internas e ações concretas, contribuímos para uma cultura de solidariedade no nosso país.